Criação e convivência (encontro do dia 25/5/2011)

Hoje no nosso núcleo tivemos um encontro para lavar a roupa suja. Sem nenhuma programação ou intenção pré-definida, ainda que alguns de nós estivéssemos com certo incomodo, foi uma conversa franca a aberta para discutir alguns dos pontos de dificuldade encontrados no nosso núcleo.

Talvez a coisa mais importante que tenhamos concluído hoje foi, na realidade, que o nosso núcleo não é uma aula. Isso mesmo! Nada de exposições e um (ou alguns) professor(es) expondo temas etc. Retomamos, com o puxão de orelha da Grácia, o significado do Lab_arte em si:

Laboratório – um lugar de experimentação e transformação

1 Lugar de trabalho e investigação científica. 3 Lugar de grandes operações ou de transformações notáveis.

Arte – no sentido da criação, da poesis

4 Execução prática de uma idéia. 5 Saber ou perícia em empregar os meios para conseguir um resultado.6 Filos Complexo de regras e processos para a produção de um efeito estético determinado. 7 Habilidade. 9Maneira, modo, jeito. 11 Manufatura. 15 Travessura de criança; traquinada.

(do dicionário virtual michaelis)

Assim, retomamos também a premissa básica destes encontros, que em pouquíssimas palavras é a criação e produção de comunicação para a experimentação dos meios em relação à educação e para a compreensão e vivência do convívio e trabalho coletivo. Com todas as lacunas possíveis e imagináveis, essa breve frase sintetiza (ou ao menos tenta) o que é o nosso objetivo, digamos assim, com este núcleo. Aqui o que mais nos interessa é o processo em si e não o produto final.

A produção em educomunicação visa estas questões na prática, considerando deslizes, erros e tropeços (comuns a todos neste processo) para a construção de novas possibilidades de convívio, acertos e criação, tudo isso voltado à formação de professores, mas também, à formação das pessoas como um todo.

Em paralelo, está em discussão e teste algumas regras do grupo, que pretendem auxiliar na coesão do mesmo (como, por exemplo, um tempo limite de atraso, já que toda vez que alguém chega atrasado, temos que retomar o que já foi dito e tudo mais). Além disso, foi decidido que sempre faremos uma boquinha (nham – obrigado à Kadyne pela dica/indicação/proposta!) no começo do encontro, para não termos de nos atrasar indo ao bandejão (ficou combinado que todo mundo trará alguma coisinha pra comer e beber). Depois disso, partiremos pra produção (que ainda será a fotonovela).

Também foi discutido e será posto em teste, semana que vem, que nosso núcleo não fique preso sempre numa sala de aula, ou seja, tentaremos fazer nossas reuniões também em outros espaços que não apenas as salas.

(anotem aí: no próximo encontro vamos nos encontrar no saguão do Bloco B e depois iremos fazer um “piquenique-produtivo” em algum lugar).

Enfim, o encontro de hoje foi muito importante, principalmente para mim (que com razão tomei uns puxões de orelha e fui pro cantinho, pra pensar no que eu fiz… rs). Mas brincadeiras à parte, por isso mesmo, escrevo com muito prazer este post-síntese da nossa reunião de hoje. =)

Sobre Shin Hatagima

alguém que ainda não sabe o que escrever sobre si
Esse post foi publicado em Dia a dia e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Criação e convivência (encontro do dia 25/5/2011)

  1. Kadyne disse:

    Perfeito…

  2. Pingback: Design Gráfico e Educação: uma introdução « interessa?

  3. Pingback: Design Gráfico e Educação: Educomunicação « interessa?

Deixe um comentário